"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.
Amir Klink

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A viagem de barco

Quando descobri que iria para o Acre resolvi que tinha que transformar essa viagem em um mochilão. Mas como? Queria conhecer Manaus então estavam traçados dois pontos nos quais eu precisava descobrir uma maneira de ir de um para outro. Descobri que na região Norte do Brasil há muito poucas estradas. O Acre só tem uma estrada que sai do estado que liga Rio Branco a Porto Velho. Por lá, as pessoas viajam de avião ou de barco. Claro que de barco me pareceu uma viagem muito mais interessante. Para viajar costumo preferir meios de transporte em que eu possa ver a vista, os lugares que estou passando. Gosto de curtir o trajeto também, não só o ponto final.
Ok. Decidido que iria para Manaus e de lá para Rio branco por rio. Mas... não tem barco que faça esse trajeto! Descobri que era necessário ir até Porto Velho e de lá pegar um ônibus. Feito.

Chegando em Manaus, eu e Mario procuramos o porto para ver quando iríamos e como seria o barco - um mistério até então. Eu estava animada para ir de rede! Adoro dormir assim e seriam 4 dias! Até por que se é para entrar numa aventura vamos com tudo, certo? :)


Redes no barco

Chegamos no porto e descobrimos que ir de rede custava mais ou menos R$150. Isso mesmo numa viagem de 4 dias e COM alimentação. Café da manhã, almoço e jantar. Mas um probleminha: não tinha lugar para guardar as coisas. Na última viagem que eu havia feito roubaram as minhas malas e foi um desespero só, então fomos na outra opção: Camarote: um beliche, ar condiconado (na hora que eles queriam ligar, é verdade, mas tinha!), café da manhã, almoço e jantar durante 4 dias por R$250! Incrível.


Nosso camarote e o Mario fazendo palavras cruzadas


Imensidão de rio







Vista do camarote


Nosso almoço de todos os dias


Nosso barco e a noite de Humaitá


Em construção
"Porto" de Humaitá

Nenhum comentário:

Postar um comentário