"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.
Amir Klink

terça-feira, 11 de agosto de 2009

O inicio

O motivo da viagem

Não sei por que exatamente mas desenvolvi um desejo de conhecer Manaus a alguns anos. Curiosidade de conhecer a Amazônia me pegou no terceiro ano quando estudávamos a região. Quando resolvi durante os 4 anos da faculdade conhecer os 4 cantos do Brasil já tinha decidido que na Região Norte seria Manaus.
Mas meu padrasto é do Acre e a idéia de ir para lá brotou aqui em casa. Coloquei pilha por que já vi que era uma possibilidade de mochilar.
D. Yolanda, madrinha do meu padrasto, ia fazer 80 e uma grande festa para comemorar. Os amigos, afilhados e familiares resolveram ir do Brasil inteiro para lá e estava feita minha oportunidade!

Até então não teria companhia para toda a viagem, apenas para a parte final quando encontraria minha mãe, padrasto e familia no Acre. Mas a primeira parte estaria sozinha. Eis que numa saida comentei com o meu primo da idéia. Ele logo se animou ainda cogitando a possibilidade de ir de carro até Manaus.

Comecei a sondar pela internet como poderia fazer o trajeto Manaus - Rio Branco. E ele pesquisou se daria pra chegar até Manaus de carro - logo vendo que não valeria a pena o custo-tempo. Descobri que a estrada que faz esse caminho está interditada. Portanto, só é possível fazer fazer esse trajeto por barco até Porto velho e de lá pegar o ônibus. Foi o que resolvi fazer então.


O trajeto



Chegamos em Manaus de avião do Rio de Janeiro, na madrugada do dia 26 de julho para 27.
Dia 31 pegamos um barco até Porto Velho. A viagem durou 4 dias e chegamos na capital de Roraima na terça-feira dia 4 a noite.
Lá pegamos um ônibus, às 21h para Rio Branco e chegamos às 6h da manhã - com atraso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário