"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.
Amir Klink

domingo, 11 de maio de 2008

Por que não aos pacotes de viagem.

Fui duas vezes para o nordeste.
A primeira delas fui para Natal com a minha mãe e o meu padrasto. Fiquei em um hotel na praia de Ponta Negra, a mais turística da cidade. Através do hotel contratamos um bugg que nos levou para conhecer as dunas de Natal. Outro dia fomos com uma excursão para Pipa. e por aí foi.
A segunda viagem eu fui de ônibus pelo interior da Bahia com mais três amigos. A gente ficava em pequenos hotéis, geralmente os mais baratos. Andávamos pelas cidade com o transporte mais habitual: mototaxi. Andávamos muita a pé, puxávamos papo com as pessoas das cidades.
A minha grande sensação é que eu não conheci Natal. O que vi lá foi a imagem turística de Natal. As pessoas "de verdade" eu não vi, não conheci. Já na Bahia a gente viveu um pouco das cidades, das rotinas. Conhecemos de verdade. Acho que podíamos até ter conhecido mais para ser sincera...
Em Salvador, por exemplo conhecemos duas meninas que vc jurava que não eram Baianas. Mas eram. e adoravam. Andamos pelo pelourinho sim... mas também pelas praias, de ônibus, pelos bairros menos conhecidos internacionalmente.
Por isso sou contra pacotes de viagem. Você acaba não conhecendo nada da cidade. Fica só no centrinho turístico vendo pessoas interpretando, querendo te agradar, te vender. Já viajando de perrengue vc acaba conhecendo a cidade. Se virando. Vc aprende mais, cresce mais e se diverte mais.
Vamos todos colocar a mochila nas costas e sair pelo mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário