"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.
Amir Klink

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Lugares que ainda vou conhecer #1 - Croácia

Resolvi postar um novo tipo de texto nesse blog para ele não andar tão paradão.
Como estou em fase de arrecadação de fundos (leia-se sem grana suficiente pra viajar AINDA)vou movimentar esse blog aqui com lugares que tenho vontade de conhecer. Não colocarei em ordem.. tipo primeiro é o que eu mais tenho vontade de conhecer. Não, não. Vou colocar de acordo com a minha vontade e as pesquisas que comumente faço pela rede. Também vou evitar de escrever sobre lugares que todo mundo já conhece, ok?

Decidir escrever sobre esse lugar após ouvir um comentário na sala de aula que falava que a Croácia é um lugar lindo.
Lindo??? A Croácia??
Resolvi pesquisar e fiquei mais uma vez de colocar a mochila nas costas, a máquina na mão e partir.
Como querer nem sempre é poder, ficarei com uma viagem virtual mesmo.


A Croácia é um país do leste europeu ( norte da Servia e do lado da bota da Itália) que fez parte da Jugosláva comunista na época da Guerra Fria. Em 1991, através de vários plebiscitos a favor da maioria separatista croata, declarou-se independente.


Mas o governo Jugosláva não deixou as coisas serem tão fáceis assim e invadiu com seus exércitos a atual Croácia. Só com a intervenção das Nações Unidas tornou-se independente em 1992. O governo que se seguiu não foi dos melhores e manteve atitudes ditadorias como censura e expulsão dos sérvios que ainda residiam ali, até o então governante morrer em 1999.
Hoje o país faz parte da OTAN, da ONU e do Conselho da Europa.


O que mais me encantou na pesquisa virtual aqui foram as lindíssimas praias! Descobri que o pais tem em seus litoral milhares e milhares de ilhas, todas com construções medievais, castelos e vilaszinhas e para melhorar tudo: é pouco conhecida pelos turistas - então as praias não ficam tão cheias & como estamos falando do leste europeu, o preço é muito mais acessível do que a outra parte da europa.

Dá uma olhada na cor desse mar:



Só tem um problema.
Tenta falar o nome da capital croata: Zagreb.
Agora de algumas das ilhas: Hvar, a Ilha de Silba, Krk e a Ilha de Cres, a Ilha de Dugi Otok.

Boa sorte.
rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário